Diante da concorrência e das inovações tecnológicas, é necessário adotar estratégias para continuar se mantendo competitivo no mercado de saúde
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a medicina é uma das profissões que conta com mais oportunidades no mercado de trabalho. Segundo a entidade, o mercado de trabalho na área de saúde é amplo e conta com quase 100% de médicos formados empregados no país, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso, por sua vez, torna a profissão altamente concorrida e faz com que seja cada vez mais necessário adotar estratégias eficazes para atrair pacientes para a sua clínica.
Foi-se o tempo em que para ter agenda cheia bastava incluir o nome do profissional e o endereço do consultório no guia de referência dos planos de saúde. Com a democratização da internet, dos dispositivos móveis e da informação, é preciso muito mais do que isso para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Hoje em dia, é preciso apostar em diferenciais estratégicos capazes de transformar a percepção que o cliente tem da sua clínica e dos seus serviços.
Se você deseja saber como atrair pacientes para a sua clínica para potencializar os lucros do estabelecimento, garantir posicionamento de marca diferenciado e a sobrevivência do negócio a médio e longo prazos, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conhecer 5 dicas eficazes para ampliar a carteira de clientes e se destacar da concorrência. Vale a pena conferir!
5 estratégias para atrair pacientes para a sua clínica médica
A pandemia da Covid-19 mudou radicalmente o comportamento do consumidor. As pessoas passaram a utilizar a internet e os diferentes canais digitais para adquirir bens de consumo e serviços, cuidar da saúde, fazer transações financeiras entre outras atividades rotineiras. Graças a isso, a transformação digital, que teve início na década de 90, passou por um processo de aceleração em apenas alguns meses para suprir essa nova demanda.
Nos cuidados com a saúde, a telemedicina ganhou destaque. Com o isolamento social imposto pela pandemia, o atendimento a distância passou a ser amplamente utilizado no Brasil, democratizando o acesso de milhares de cidadãos brasileiros à saúde. Por conseguinte, vários empreendimentos na área da saúde tiveram que se adaptar a essa nova realidade.
Atualmente é possível fazer consultas online com diversas especialidades médicas, obter acolhimento necessário, acesso a resultados de exames pela internet e várias outras atividades com total comodidade, praticidade e agilidade. Em outras palavras, podemos dizer que a tecnologia transforma a relação médico-paciente através do uso de ferramentas digitais que economizam tempo, recursos financeiros e proporcionam um atendimento de excelência ao paciente.
Posto isto, fica claro perceber que a transformação é a palavra-chave para atrair pacientes para a sua clínica. Muito além do oferecimento de serviços de qualidade, é preciso ainda investir em novas metodologias de interação com o consumidor. Não sabe por onde começar? Confira as dicas a seguir.
Tenha presença digital
Uma pesquisa realizada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) revelou que o Brasil possui mais de 152 milhões de usuários de internet. Atualmente, 83% dos domicílios possuem algum tipo de conexão, seja ela banda larga fixa ou móvel (sinal 3G/4G de celular).
O que isso significa afinal? Que não ter presença digital pode diminuir drasticamente as chances de atrair pacientes para a sua clínica. Com a população brasileira cada vez mais conectada, é preciso aparecer para o seu futuro cliente quando ele pesquisar em algum motor de busca os serviços de saúde que pretende obter.
E como fazer isso? Algumas ações e estratégias de marketing para clínicas se mostram bem eficazes nesse sentido:
. Crie um site para divulgar a sua clínica na internet;
. Invista em um blog para criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, se tornar autoridade no assunto, ter mais credibilidade perante os leads e estimular que eles marquem uma consulta em sua clínica;
. Crie um perfil da sua clínica no Google Meu Negócio para oferecer informações sobre endereço, horário de funcionamento, meios de contato, serviços oferecidos e site da empresa;
. Use as redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para melhorar o relacionamento com seus pacientes e o posicionamento da sua marca no mercado.
Ofereça serviços de qualidade
Se por um lado a popularização da internet ampliou o acesso das pessoas à saúde, o mesmo aconteceu com a informação. Isso significa que o consumidor está cada vez mais engajado com as marcas no meio digital, mas também cada vez mais consciente e exigente acerca dos produtos e serviços capazes de agregar valor ao seu dia a dia.
Assim sendo, oferecer serviços de qualidade, que sempre foi uma excelente estratégia para atrair pacientes para a sua clínica, continua sendo mais do que necessária nos tempos atuais. É preciso oferecer uma experiência de atendimento que supere as expectativas do paciente, de forma que ele sinta confiança e o desejo de voltar à sua clínica.
Conte com o Inbound Marketing para atrair pacientes
Investir no Inbound Marketing também é uma excelente estratégia de marketing para clínicas, pois busca atrair, converter e fidelizar clientes através de conteúdos disponibilizados nos mais variados canais digitais, como blogs, redes sociais e sites.
Após ter criado a sua presença digital conforme a primeira dica, é preciso alimentar esses canais digitais com informações relevantes para o seu cliente, que o ajudem a encontrar respostas para as suas perguntas. E essas informações são divididas entre as três fases do Inbound, que são respectivamente:
. Atração: tornar o seu negócio conhecido por pessoas que tenham interesse pelo serviço médico que você oferece. Nessa fase, estão presentes estratégias de marketing com conteúdo para blogs, trabalho de SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca), links patrocinados e presença nas redes sociais.
. Conversão: fase em que o visitante do seu site se torna lead, ou seja, um cliente em potencial. Nessa etapa, o indicado é oferecer benefícios em troca de algumas informações pessoais, como e-books, infográficos e ofertas, por exemplo.
. Relacionamento: após ter transformado o seu visitante em lead, é hora de construir um relacionamento com ele, criando nele a necessidade e o desejo de se consultar em sua clínica. Entre as estratégias de marketing para clínicas que podem fazê-lo avançar nessa jornada, estão o e-mail marketing, nutrição de leads, tecnologias para clínicas e consultórios e canais de vendas.
É claro que além dessas estratégias de marketing para atrair pacientes para a sua clínica, é preciso também mensurar os resultados para saber se estão oferecendo o retorno desejado. Várias ferramentas tecnológicas reúnem dados históricos e possibilitam avaliar o desempenho das ações de marketing, como o Google Analytics, RD Station, Hootsuite entre muitas outras.
Diversifique os métodos de pagamento
Essa dica, sem dúvida alguma, não só vai atrair pacientes para a sua clínica, como também vai melhorar o faturamento e os lucros do estabelecimento. É sabido que para obter boa receita com planos de saúde, é necessário duplicar ou triplicar o número de atendimentos no consultório. Isso porque os convênios médicos oferecem baixa remuneração aos profissionais de saúde e às vezes demoram mais de 30 dias para repassar os valores das consultas.
Nesse sentido, diversificar os métodos de pagamento pode ser a solução para atrair pacientes particulares para a sua clínica. Dessa forma, você pode oferecer seus serviços por um valor justo e possibilitar que o cliente pague pela consulta em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, por exemplo.
Além do pagamento por cartão de crédito, considere também oferecer outros meios de pagamento como PIX, cartão de débito e pagamentos online através de carteiras digitais. Lembre-se que a aceleração digital transformou o comportamento do consumidor, incluindo a sua forma de se relacionar com o dinheiro e de gerenciar suas finanças.
Invista em uma plataforma de gestão de clínicas para atrair pacientes para o seu consultório
Uma boa ferramenta de gestão de clínicas como a OnlineClinic também pode “profissionalizar” o seu negócio e melhorar a experiência do cliente com os seus serviços, do agendamento da consulta ao atendimento propriamente dito. Isso porque ela reúne em um único lugar tudo o que o seu consultório precisa para ter mais produtividade, reduzir custos e estar atualizado com as constantes inovações tecnológicas.
Confira alguns diferenciais da OnlineClinic para atrair pacientes para a sua clínica:
. Teleconsulta;
. Agenda eletrônica com confirmação e fila de espera;
. Cadastro de pacientes;
. Prontuário eletrônico;
. Pagamento com cartões integrados ao sistema;
. Acesso de qualquer lugar do planeta, via celular, tablet e computador;
. Suporte personalizado;
. Controle de produtividade.
E como se já não bastassem todas essas vantagens, a OnlineClinic ainda permite que o dono ou o gestor da clínica tenha total controle financeiro do estabelecimento com apenas alguns cliques. Com o recurso, é possível acompanhar quais consultas realizadas já foram pagas, monitorar as contas a pagar do consultório entre várias outras atividades importantes.
Além disso, a plataforma também possibilita emitir relatórios gerenciais, recurso que transforma dados complexos em informações confiáveis para acompanhar o desempenho do negócio e facilitar a tomada de decisões mais assertivas em prol do seu desenvolvimento.
Participe da transformação digital na área da saúde e não deixe escapar a chance de atrair mais pacientes para seu consultório. Teste gratuitamente por 7 dias a plataforma de gestão médica online da OnlineClinic.