Como realizar uma teleconsulta eficaz

Como realizar uma teleconsulta eficaz?

Teleconsulta cresceu 372% nos últimos anos. Saiba como implementar essa tendência de mercado em sua clínica ou consultório

A pandemia da COVID-19 mudou os hábitos de consumo das pessoas ao redor do mundo, criando novas tendências de mercado. Uma delas, inclusive, é a consulta online. A modalidade de atendimento a distância cresceu 372% entre 2020 e 2021 e já atendeu mais de 1,7 milhões de pacientes no Brasil.

Mas como oferecer uma boa experiência para o paciente com a teleconsulta? Neste artigo você vai conferir dicas úteis e práticas para implementar em seu consultório e garantir um atendimento humanizado na saúde, mesmo a distância. Vale a pena conferir!

A teleconsulta no Brasil

No Brasil a teleconsulta é regulamentada pela Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com a entidade, a atividade deve melhorar a relação do profissional de saúde com o paciente e ser realizada através de meios tecnológicos e digitais seguros. Além disso, deve atender às necessidades do paciente e promover bons resultados.

Embora a consulta online ainda seja novidade no Brasil e tenha sido impulsionada pela crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, a verdade é que a modalidade de consulta já vem sendo praticada no país desde a década de 90. Ela começou com a realização de eletrocardiogramas a distância e graças à evolução tecnológica, vem se modernizando constantemente desde então.

O fato é que a teleconsulta facilita o acesso de milhares de pessoas à saúde, já que quebra barreiras geográficas, economiza tempo e dinheiro. A prática torna o atendimento mais simples e mais cômodo para o paciente e tem sido vista como alternativa eficaz para o acompanhamento de doenças crônicas e emocionais.

Como fazer uma consulta online eficiente?

Se por um lado a teleconsulta facilita a vida do profissional da saúde e do paciente, por outro lado também tem lá os seus desafios. É preciso que as clínicas criem estratégias para oferecer um atendimento de qualidade ao paciente, mesmo que a distância.

Mas como vencer esse desafio? Felizmente, com algumas ações simples é possível fazer com que o paciente se sinta bem acolhido e com que ele tenha excelentes resultados em seu atendimento e tratamento. Continue lendo e descubra as melhores práticas!

Tenha bons recursos tecnológicos

O primeiro passo para realizar uma teleconsulta eficaz é contar com bons equipamentos. Isso inclui um computador com bom desempenho, webcam de boa qualidade, fones de ouvido do tipo headset profissional e, claro, uma excelente internet.

Esses recursos melhoram a qualidade da imagem, do áudio e evitam que a consulta por vídeo fique travando a todo o instante. Isso, por sua vez, melhora a experiência do paciente com o atendimento e transmite uma imagem ainda mais profissional dos seus serviços.

Verifique se não há limitações para a realização da teleconsulta

De acordo com a Lei 13.989/2020, antes de iniciar a consulta online o paciente deve ser informado sobre as limitações desse tipo de atendimento. Entre elas, a necessidade da realização de exame físico em casos específicos e de um ambiente mais adequado para não deixar que fatores externos possam atrapalhar a qualidade do atendimento.

É importante, portanto, que o profissional da saúde seja transparente com o paciente, desde o início da consulta até o seu final. Ele deve alertá-lo inclusive sobre uma necessidade de avaliação presencial sempre que observar que o paciente precisar de um exame clínico físico.

Prepare o ambiente para o teleatendimento

A consulta online pode ser realizada no seu consultório ou na sua casa, desde que você tenha um ambiente adequado para o atendimento. Ele deve ser livre de interferências externas como barulhos, trânsito de pessoas entre outras distrações.

Além disso, o ambiente em que será realizada a consulta deve ser limpo e organizado para transmitir segurança e profissionalismo ao paciente. E, embora existam contratempos, evite atrasos. Lembre-se que a teleconsulta veio para simplificar, agilizar e melhorar a relação com o paciente e não para deixá-lo esperando. Portanto, seja pontual.

Priorize o atendimento humanizado na saúde, mesmo a distância

Mas afinal, o que é um atendimento humanizado? Na prática, é o atendimento baseado na ética profissional, na escuta ativa das queixas do paciente, na empatia e na busca por soluções que venham a superar as expectativas do indivíduo com o atendimento. 

O atendimento humanizado melhora a relação com o paciente, aumenta a eficácia do tratamento e oferece um diferencial competitivo ao profissional de saúde.

Garanta a segurança dos dados sensíveis do paciente

Segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os dados do paciente são considerados sensíveis. Isso porque dizem respeito a informações que podem causar algum tipo de discriminação, como doenças, orientação sexual entre outras. Por isso, tais dados não devem ser tratados e/ou compartilhados sem autorização expressa do seu dono, ou seja, do próprio paciente.

Invista em uma plataforma de teleconsulta eficiente

Para garantir a qualidade da consulta a distância, bem como a proteção dos dados sensíveis do paciente, é preciso também investir em uma plataforma criada exclusivamente para atendimento na área da saúde. A solução deve garantir que os dados sensíveis do paciente sejam utilizados apenas para a prestação de serviços e proporcionar ao paciente uma excelente experiência no atendimento.

Nesse caso, o melhor caminho é contar com OnlineClinic, plataforma de gestão para clínicas e consultórios totalmente online. Ele é pautado nos pilares de segurança na nuvem, como controle de acesso, gerenciamento de riscos e proteção de dados. Além disso, possibilita que qualquer profissional da saúde acesse os dados do paciente em qualquer hora e de qualquer lugar por meio do prontuário eletrônico.

No caso da consulta online, a plataforma investe constantemente em tecnologia para garantir um atendimento de qualidade e a privacidade dos dados do paciente. Com a OnlineClinic, é possível oferecer um atendimento humanizado a distância e ainda contar com o recurso de prescrição online, para que o paciente possa iniciar o seu tratamento de saúde de forma cômoda, prática e eficiente.

Quer adequar a sua clínica ou consultório médico à tendência da consulta online, mas não sabe por onde começar? Expanda a experiência do seu paciente durante o atendimento online. Faça um teste gratuito de 7 dias da OnlineClinic e aproveite todos os benefícios da teleconsulta.