erros da gestão clínica

7 erros que você não deve cometer na gestão da sua clínica

Existem erros comuns que todo profissional da saúde comete no início da sua gestão clínica. Conheça eles e saiba como evitá-los.

Fazer uma boa gestão de clínicas e consultórios é um grande desafio para a maioria dos profissionais de saúde, já que conhecimentos como gestão, empreendedorismo, controle financeiro entre outras disciplinas essenciais para a sobrevivência de todos os tipos de negócio não costumam ser ensinados nas faculdades de medicina.

Todavia, apenas os conhecimentos médicos não são suficientes para garantir a longevidade de um estabelecimento de saúde. Assim como qualquer outra empresa, é preciso que todos os setores estejam bem estruturados para garantir uma excelente experiência para o paciente com os serviços prestados.

Não organizar todos os setores da clínica ou consultório, aliás, é um dos principais erros que o profissional de saúde comete no início da sua gestão clínica. Além deste, entretanto, existem outros que de igual forma podem comprometer seriamente a saúde do negócio. Confira a seguir.

7 erros de gestão de clínicas e consultórios que você nunca deve cometer

Ter uma recepção desorganizada

A recepção é o cartão de visitas da clínica ou consultório. Afinal de contas, é o primeiro contato do paciente com o seu estabelecimento de saúde. Nesse sentido, é preciso contratar uma boa recepcionista para oferecer um atendimento qualificado aos pacientes, manter o setor organizado e cuidar da rotina do local com discrição e eficiência.

Além de contar com um bom profissional, invista também em uma boa estrutura física para atender os pacientes. Cadeiras confortáveis, serviço de copa, ambiente limpo e acessível, além de elementos de distração como revistas, TV ou som ambiente são boas estratégias para fazer com que os pacientes se sintam mais relaxados e bem acolhidos.

Não colocar o paciente no centro do cuidado médico

Outro erro de gestão de clínicas e consultórios é não oferecer um atendimento humanizado ao paciente e seus acompanhantes. A falta de cuidado com o atendimento pode causar agenda vazia, baixo faturamento e comprometimento do nome da instituição no mercado.

É essencial que todos os colaboradores da clínica ou consultório estejam focados em prestar ao público um atendimento individualizado, empático, transparente e principalmente acolhedor.

Tenha em mente que geralmente quem busca um serviço de saúde está passando por algum momento complicado, o que resulta em fragilidade e sentimentos negativos. E aliviar esses sentimentos, proporcionar conforto e segurança é papel de todos os que trabalham no local.

Ignorar o pós-consulta

Outro erro muito comum entre os profissionais de saúde é não acompanhar o paciente após o atendimento. Muitos acreditam que o relacionamento médico-paciente termina no consultório médico, mas não é bem assim. 

Ao expandir o cuidado médico para além dos limites da clínica é possível tirar dúvidas, melhorar o resultado de tratamentos e fidelizar os pacientes.

Falta de controle financeiro, um dos maiores erros de gestão de clínicas e consultórios

Não organizar as finanças é um dos principais erros de gestão de clínicas e consultórios. A saúde financeira é essencial para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio e na área da saúde não é diferente.

Muitos profissionais de saúde iniciam seus empreendimentos sem nenhuma organização financeira. Entre as práticas mais nocivas, estão o hábito de misturar as contas pessoais com as contas da empresa e não registrar a entrada e a saída de recursos do caixa.

Não acompanhar rigorosamente as receitas e despesas, aliás, é uma das causas de morte prematura das empresas apontadas pelo Sebrae. Isso impede que você se antecipe a imprevistos, mantenha as contas em dia e planeje os melhores investimentos em prol do crescimento do seu negócio.

Não ter presença digital

Não investir em um bom site, ignorar redes sociais e não ampliar a rede de contatos online também é um dos erros que você deve evitar cometer em seu estabelecimento. A internet é uma excelente ferramenta para atrair mais pacientes para a sua clínica, pois permite que ela seja encontrada por quem está buscando o serviço de saúde que você oferece.

Nesse contexto, é válido criar conta em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn para aproximar o seu público da sua empresa. Além disso, use esses canais digitais para estabelecer um relacionamento efetivo com os pacientes, tirando dúvidas, oferecendo soluções e compartilhando conhecimentos relevantes com eles.

Não garantir a segurança dos dados sensíveis dos pacientes

Não providenciar um armazenamento seguro dos dados dos pacientes é um erro gravíssimo de gestão de clínicas e consultórios e que pode inclusive gerar multas e demais penalidades para o estabelecimento de saúde. De acordo com a LGPD, dados sensíveis dos pacientes só podem ser compartilhados com autorização expressa dos seus titulares.

Para evitar o vazamento de informações sigilosas, é preciso conscientizar toda a equipe de colaboradores do local sobre as melhores práticas de segurança da informação. Além disso, é preciso investir em tecnologias para garantir a segurança, confidencialidade e privacidade dos dados.

Não contar com a tecnologia como grande aliada na gestão de clínicas e consultórios

Para finalizar, um erro muito comum entre os empreendedores da área da saúde em fase inicial de carreira: não investir em um bom sistema para clínica. Contar com processos manuais causa sobrecarga de colaboradores, perda de produtividade, agenda superlotada ou com horários vagos, entre outros problemas.

Por outro lado, um software de gestão de clínicas e consultórios conta com recursos integrados que facilitam a vida do profissional de saúde. Eles reduzem custos, simplificam tarefas repetitivas, otimizam a gestão financeira da clínica e reúnem os dados dos pacientes em um único lugar.

A OnlineClinic, por exemplo, é uma plataforma de gestão e teleconsulta que organiza todo o estabelecimento de saúde com apenas alguns cliques na tela do celular ou do computador. Através dela, o profissional de saúde pode oferecer aos seus pacientes agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital e teleconsulta com total segurança. E em um único lugar, também faz todo o controle financeiro da clínica.

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