teleconsulta pediatria

Vantagens da teleconsulta para pediatras

Descubra como soluções digitais inteligentes podem auxiliar no dia a dia do pediatra

A teleconsulta pediátrica é uma modalidade de atendimento médico a distância, também conhecida como telepediatria. Feita através de ferramentas tecnológicas, ela aproxima médicos, bebês, crianças e seus responsáveis legais de forma ágil, prática e independentemente de localização geográfica. 

Tendência na área da saúde, a consulta pediátrica por videochamada não é uma prática nova, mas ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19 ao redor do mundo. E graças às suas inúmeras vantagens, a teleconsulta pediátrica promete continuar beneficiando as crianças por muitos anos.

Como é feita a teleconsulta pediátrica?

Conforme pontuamos anteriormente, a teleconsulta pediátrica é uma modalidade de atendimento remoto feito por videochamada. Seus principais objetivos são a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o acompanhamento de bebês e crianças, além da assistência aos pais e responsáveis.

O atendimento remoto é mediado por recursos tecnológicos, mas não por qualquer ferramenta. Ele é feito através de softwares e plataformas médicas seguras, que estejam em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Dessa forma, os dados sensíveis dos pacientes são criptografados e só podem ser acessados pelos participantes do processo, como paciente e médico, por exemplo.

Geralmente funciona assim: o responsável pela criança acessa o site do estabelecimento de saúde e faz um agendamento online para a teleconsulta. A partir disso, ele realiza o pagamento e entra em um consultório virtual, onde é possível conversar com o pediatra ao vivo. 

Como não é preciso se deslocar até o consultório, o atendimento pode ser feito até mesmo na hora, desde que o profissional esteja disponível. Por isso, a teleconsulta pediátrica é uma excelente alternativa para aliviar a angústia dos pais, avaliar e tratar condições de saúde mais simples.

Para quais casos a telepediatria é indicada?

  • . Tosses;
  • . Febres;
  • . Dores de ouvido e garganta;
  • . Sintomas como lesões ou manchas;
  • . Apresentação de resultados de exames;
  • . Orientações sobre amamentação, vacina e alimentação;
  • . Tirar dúvidas sobre algum evento novo ou sobre alguma medicação.

Vantagens da teleconsulta pediátrica

De acordo com um estudo publicado no site da editora Mary Ann Liebert, aproximadamente 85% das consultas pediátricas podem ser realizadas através de videochamada, pois se tratam de casos simples. Nesse sentido, o atendimento remoto evita a sobrecarga do sistema de saúde, otimiza o atendimento médico e economiza o tempo dos pais.

Contudo, as vantagens da telepediatria não se resumem às já citadas até aqui. Além destas, existem outras não menos importantes, conforme você confere a seguir.

Deixa os pais menos aflitos

Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, se desesperam com uma simples tosse e coriza, o que é absolutamente normal. Todavia, esses casos lotam recepções de hospitais, clínicas e consultórios, causando atrasos de atendimento e sobrecarga no sistema de saúde. 

Com a teleconsulta pediátrica, entretanto, o médico pode avaliar os sintomas da criança por videochamada em tempo real. Dessa forma, ele pode prescrever digitalmente medicamentos e solicitar exames sem a necessidade que os pais se desloquem dos seus lares para isso.

Aproxima famílias do profissional de saúde

Outra vantagem da teleconsulta pediátrica é que ela aproxima profissionais de saúde das famílias de forma muito prática. Isso, por sua vez, possibilita que o médico acompanhe de perto o desenvolvimento da criança, de forma mais produtiva e assertiva. Além disso, o pediatra pode ficar mais disponível para tirar dúvidas e analisar possíveis casos de emergência.

Teleconsulta pediátrica ajuda a detectar casos de emergência

Se você é pediatra, bem sabe quantos casos de emergência foram detectados em seu consultório e quantos deles poderiam ter sido amenizados se tivessem sido descobertos mais cedo, não é mesmo? 

O que acontece é que muitos pais antes de levarem seus filhos para a unidade de pronto atendimento mais próxima, se sentem mais seguros falando primeiro com o pediatra que os acompanha. Contudo, na maioria das vezes é preciso esperar pelo próximo dia de consulta e tentar um “encaixe” com a ajuda da recepcionista.

Embora a telepediatria não seja a melhor modalidade de atendimento para atender casos de emergência, já que as crianças precisam de avaliação médica presencial, a alternativa facilita que o médico perceba algo fora do comum, mesmo que a distância. Sendo assim, ele pode encaminhar o paciente para atendimento em um hospital e tranquilizar os pais durante o trajeto.

Amplia o acesso à saúde

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde é outra entre as muitas vantagens da teleconsulta pediátrica. Afinal de contas, o atendimento remoto quebra barreiras geográficas e possibilita que famílias que moram longe dos grandes centros urbanos consigam receber um atendimento qualificado.

Teleconsulta pediátrica também reduz custos

Apesar de facilitar o acesso das famílias ao serviço de saúde pediátrico, a teleconsulta também promove a redução de custos. E essa vantagem, inclusive, se aplica tanto aos pediatras quanto à população propriamente dita. Como isso é possível? É muito fácil entender!

No caso dos pacientes, eles não precisam se deslocar até a clínica ou consultório. E isso, por sua vez, representa economia com transportes e alimentação. 

Já no caso dos pediatras, eles não precisam investir em infraestrutura apropriada e tampouco em pessoal para realizar as teleconsultas. Até mesmo porque tudo é feito através de uma plataforma de gestão com recursos integrados. Ou seja, o profissional pode usar seu próprio consultório para ampliar a sua carteira de clientes de forma inteligente e escalável.

Como implementar a teleconsulta pediátrica em seu consultório?

Se você é pediatra, já deve ter percebido que a telepediatria já é realidade no Brasil e no mundo. E provavelmente deve ter percebido também que ficar de fora dessa inovação na área de saúde pode comprometer o desempenho da sua clínica ou consultório no mercado, não é mesmo?

A boa notícia é que implementar a teleconsulta pediátrica em seu consultório é mais fácil do que se imagina. Com a OnlineClinic, plataforma de gestão médica, você pode oferecer aos seus pacientes teleconsultas com inovações constantes, além de agendamento online, prontuário eletrônico e prescrição digital.

Além disso, pode ainda oferecer aos seus pacientes a possibilidade de pagar pela consulta com cartão de débito ou crédito sem a necessidade da maquininha de cartão de forma rápida e segura, através da integração com a solução de pagamentos desenvolvida especialmente para estabelecimentos de saúde, a PayClinic. Mais praticidade para você e seus pacientes!

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