Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OS PROGRESSOS DA TELEMEDICINA

 

A tecnologia com inovação segue transformando o mundo, a área da saúde também está inserida nesta jornada.  Em função da pandemia causada pela covid-19, temos observado que a tecnologia acelerou algumas tendências, como a telemedicina na relação dos médicos e pacientes. Embora surgiu como grande inovação neste momento, a telemedicina está presente há séculos na humanidade, podemos citar como exemplo no final do século XIX, onde os médicos utilizavam o telefone para se comunicar em lugares diferentes, realizando a transmissão de exames de ECG, via rede telefônica, computador ou fax, técnicas que proporcionaram a medicina salvar muitas vidas nas zonas rurais em casos de emergência.

A relação do profissional da saúde com a telemedicina causa uma grande transformação cultural na comunidade médica. No dia 15 de abril de 2020, foi promulgada a lei 13.989/2020 que regulamenta o uso ético da telemedicina enquanto perdurar a pandemia; O ofício n° 1.756/2020 complementa a regulamentação da Telemedicina também em caráter de excepcionalidade durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Após esse estágio, o Governo Federal, Conselho Federal de Medicina e outros órgãos de competência médica e jurídica deverão iniciar uma nova discussão sobre a regulamentação.  É importante ressaltar que a telemedicina não irá substituir a relação de empatia do médico com o paciente e não substituirá totalmente a consulta presencial, a telemedicina chega com o propósito de mais uma modalidade de consulta, trazendo mais acessibilidade à área médica.

Para algumas especialidades não é possível praticar o atendimento a distância, em função das necessidades de exames físicos. Todavia, com a utilização correta a telemedicina é capaz de aproximar ainda mais a relação dos médicos com seus pacientes.      Uma referência de utilização da telemedicina é o Hospital Albert Einsten, a mais de 5 anos trabalham com a modalidade de consulta com grande sucesso. De acordo com a revista Veja a mudança fez o serviço de telemedicina do Hospital passar de 1,2 mil atendimentos em fevereiro/2020 para 22,3 mil em maio/2020, uma evolução de 1.758% em quatro meses. Em junho, com a estabilização da crise, foram 18,8 mil atendimentos. Atualmente, o serviço de telemedicina do Einstein tem uma base de quase 1,6 milhões de usuários de 1,2 mil cidades em todo o Brasil, encurtando distâncias com viagens para médicos brasileiros para mais de 20 países.                  

Podemos enfatizar o depoimento da Dra. Danielle do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, que compartilhou sua experiência com a Teleconsulta na plataforma OnlineClinic. “Instituímos a Plataforma Online Clinic a fim de trabalharmos com respaldo, eficiência e responsabilidade tanto no que diz respeito aos profissionais da área da Medicina quanto aos pacientes propriamente ditos.” “está sendo um trabalho de extrema importância, relevância e responsabilidade, pois sem sombra de dúvidas, vimos atingindo êxito com o referido serviço.” “Todo o meu reconhecimento à empresa EcommIT Integrated Solutions, por todo apoio destinado à nossa Corporação por meio da orientação técnica e disponibilização do seu produto Online Clinic por viabilizar a realização de Teleconsultas em meio ao combate à pandemia do COVID-19, e por nos permitir realizar essa missão desafiadora!”

Hoje não temos unanimidade na comunidade médica em relação ao uso da telemedicina, este tema estará na pauta da discussão da comunidade médica. Um assunto de grande importância nesta modalidade de relação do médico com o paciente refere-se a segurança dos dados dos pacientes. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada e entrou em vigor em 18/09/2020, a Plataforma Online Clinic está devidamente adequada à lei, possuindo inclusive um DPO (Data Protection Officer) responsável para segurança da plataforma.     Contudo, é fundamental que a telemedicina seja regulamentada permanentemente de forma eficaz. Como disse Steve Jobs ”A tecnologia move o mundo“, assim toda a inovação que for implementada para melhorar a relação do médico com o paciente, será muito bem vindo para a comunidade.

Posts relacionados

CHEGAMOS AO AMAZONAS !

CHEGAMOS AO AMAZONAS !

O Brasil é um país de dimensões…
LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

ANPD PUBLICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA 2021-2023. CONFIRA…
Categorias