Saiba como um bom software para clínica e consultório pode te ajudar atrair e fidelizar pacientes no pré e pós-consulta
Cada vez mais presente em estabelecimentos de saúde, os softwares de gestão clínica automatizam processos, facilitam a comunicação entre as equipes de colaboradores, melhoram a qualidade do atendimento e contribuem para uma gestão financeira mais assertiva.
Porém, ao contrário do que se imagina, um software para clínica oferece benefícios que se estendem muito além da unidade da saúde. Só para se ter uma ideia, um sistema de gestão para clínicas e consultórios também possibilita um pós-consulta eficiente, tratamentos com melhores resultados e ajuda a construir uma relação médico-paciente mais efetiva.
Se você é profissional de saúde e ainda não conta com a tecnologia para administrar a rotina da sua clínica, está na hora de considerar essa estratégia. Na área da saúde, a tecnologia oferece organização, agilidade, melhoria de processos, redução de custos e sustentabilidade. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
O que é um software para clínicas e consultórios?
Em princípio, um software de gestão clínica é um sistema desenvolvido especialmente para atender demandas do setor de saúde. Na prática, ele automatiza tarefas repetitivas como agendamento de consultas, confirmação de consultas, encaixe de pacientes, cadastro e atualização de prontuários médicos.
O software de gestão médica pode ser do tipo on-premise (tradicional, instalado no computador) ou baseado na nuvem (dados armazenados na internet, pode ser acessado de qualquer lugar). Enquanto o primeiro depende de hospedagem em um único servidor e exige infraestrutura computacional para ser implementado, o segundo apenas necessita que a clínica tenha um computador conectado à internet.
Um software para clínica online, aliás, representa processos mais ágeis e seguros, além de melhor custo-benefício. Nele, os dados coletados são armazenados em um ambiente virtual protegido com a tecnologia de criptografia. E como o acesso é feito via internet, torna todas as etapas muito mais ágeis, otimizando os processos internos e o tempo dos colaboradores da clínica.
Como um software para clínica pode facilitar a rotina da sua?
Diante de tudo o que já foi exposto até aqui, certamente deu para perceber que um software de gestão clínica é um grande aliado de profissionais de saúde e seus pacientes. A solução simplifica tarefas, otimiza o tempo, aumenta a produtividade e a competitividade da clínica ou consultório frente à concorrência.
Como isso é possível? Com o auxílio de ferramentas integradas, a saber:
- • Agenda eletrônica com confirmação de consulta e prazos para retorno;
- • Sala de espera;
- • Encaixe automático de pacientes;
- • Prontuário eletrônico com todo o histórico de consultas, de exames, anamneses clínicas, prescrição de medicamentos entre outras informações relevantes do paciente;
- • Teleconsulta prática, ágil e segura, de acordo com a LGPD na saúde;
- • Prescrição digital;
- • Controle de insumos médicos (controle de estoque);
- • Controle financeiro e de produtividade;
- • Relatórios gerenciais.
Tenha em mente que uma boa gestão administrativa e financeira é indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. E na área da saúde isso não é diferente. Ao centralizar e organizar informações em um único lugar e torná-las acessíveis a todos os interessados nos cuidados com o paciente, o sistema de gestão se torna um grande protagonista do desenvolvimento do negócio, pois:
- • Melhora a melhora a experiência em todas as etapas do atendimento, do primeiro contato à pós-consulta;
- • Facilita o controle financeiro do médico, reduzindo custos e melhorando os lucros;
- • Reduz o tempo de espera do paciente pelo atendimento;
- • Torna os diagnósticos mais assertivos;
- • Possibilita tratamentos com melhores resultados;
- • Aproxima famílias dos profissionais de saúde, aumentando os níveis de confiança do paciente e adesão aos tratamentos;
- • Melhora a comunicação entre as equipes de trabalho;
- • Facilita aplicar a ética profissional e a implementar o atendimento humanizado na unidade de saúde;
- • Ajuda a atrair e a fidelizar pacientes.
O que considerar na hora de escolher um software para sua clínica?
Conforme pontuamos anteriormente, os sistemas de gestão estão cada dia mais presentes em estabelecimentos de saúde. Mas, diante de tantas opções disponíveis, como escolher a melhor? Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que não existe uma solução melhor do que a outra. Na verdade, o que existe é a tecnologia que melhor atende às necessidades da sua clínica ou consultório.
Todavia, alguns diferenciais se tornam essenciais para otimizar a rotina dos profissionais de saúde e facilitar a vida dos pacientes. Confira os principais:
- • Sistema responsivo: se adapta a diferentes dispositivos eletrônicos, como notebooks, computadores, tablets e smartphones;
- • Atendimento individualizado: um bom software para clínica também permite criar padrões de atendimento personalizados para as necessidades de cada paciente;
- • Garantia de segurança: a tecnologia também deve ser protegida por protocolos de segurança, criptografia de dados entre outros recursos capazes de proteger os dados sensíveis dos pacientes;
- • Pagamento digital: permite que os pacientes paguem por consultas e procedimentos com cartões de crédito e débito, sem necessidade de maquininha;
- • Geração de relatórios: facilitam a tomada de decisões e permitem acompanhar o desempenho do negócio;
- • Usabilidade: o sistema também tem que ser fácil de usar, tanto pelos pacientes quanto pela equipe médica.
- • Plataforma de teleconsulta integrada: possibilita que o profissional de saúde atenda pacientes remotamente e ofereça um pós-consulta humanizado.
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